terça-feira, 29 de julho de 2014

Feira de Novo Oriente

Produtos de nossa popular feira de domingo. Venha ! Se contagie de animação e saia de mãos cheias !!
(Foto: Facebook)

Açude Oriente

Bairro Açude Oriente I(Direito), Bairro Açude Oriente II(Esquerda), Açude Oriente(Centro) e Escola Estadual de Educação Profissional Maria Eudes Bezerra Veras(Direito).

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Novo Oriente...

Vista do centro de Novo Oriente do topo morro do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Se localiza em um morro dentro da cidade. Foi elaborado por Franzé. É muito visitado por os novorientenses. As quintas-feira ás 17:00hrs é realizado o tradicional terço a Nossa Senhora de Fátima. De lá, tem uma vista privilegiada de Novo Oriente - Ceará

domingo, 27 de julho de 2014

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Hino de Novo Oriente

                                         HINO DE NOVO ORIENTE                                        
AUTORIA:Carlos Barreto, Mário Martins e César Barreto

I  Já desde o alto da serra se avista
 Aquele belo luzeiro, é um sonho
De um palácio encantado, na pista,
Entre a luz das estrelas...nos pomos,
II  Pôr um instante diante da visão
Aqueles “céus” tão iluminados,
Passeiam nossos olhos, deslumbrado
Se extasiando entre o clarão.
III  E o viajante seguindo em frente
Ao chegar ao final da montanha
Tem uma surpresa agradável, estranha,
Eis a cidade é NOVO ORIENTE...
IV Nossa Lagoa do Tigre tem suas lendas
Nossa riqueza é da terra minerais
Na pecuária, em currais... fazendas...
Vê-se o progresso com seus sinais.
Não deixaremos, jamais, minha gente, 
A nossa flora acabar no extermínio, 

Vamos lutar por um Novo Oriente, 
Como também lutou pelo Brasil. 

Sargento Hermínio.

História de Novo Oriente...

As terras da dos Cratéus, ao sul da Chapada da Ibiapaba, onde localizam-se os afluentes do rio Poti, eram habitadas pelos índios Karatis,,8 9 antes da chegada dos portugueses e a implemantação das sesmarias no século XVII.
Com o sucesso da economia do ciclco da Carne-seca e charque, nas proximeidades da Lagoa do Tigre surgiu em ponto de parada para o gado que era transportado para o Piauí através da vila piauiense de Piranhas. Desse ponto de parada surgiu um povoado.
O povoado as márgens da Lagoa do Tigre chegou a pertencer ao Piauí, e no ano de 1880, este foi anexado ao território do Ceará, como resultado da solução encontrada para o litígio territorial entre estes dois estados. O Ceará reconheceu a jurisdição do Piauí sobre o município de Amarração (Luís Correia) e em troca o Piauí ofereceu dois importantes municípios piauenses: Independência e Príncipe Imperial10
Novo Oriente tornou-se distrito de Independencia, mais tarde passando a se emancipar em 1957. O pioneiro do povoamento de Novo Oriente foi o Capitão Rodrigo Alves da Silva, por ter sido o primeiro a construir moradia naquela região nas proximidades da lagoa do Tigre.
Novo Oriente tornou-se distrito do município de Independência por força de Ato datado de 3 de março de 1902. Somente no dia 10 de outubro de 1957, a Lei Nº 3.855 institui o município de Novo Oriente, graças aos esforços de José Claudino Sales e Gonçalo Claudino Sales, que se destacaram na batalha judicial pela sua emancipação política.
A sua instalação, ainda que simbólica, com um subprefeito nomeado pelo prefeito de Independência, ocorreu no dia 15 de dezembro do mesmo ano. O primeiro prefeito oficial do município, José Claudino Sales, tomou posse no dia 25 de março de1959. A paróquia local, cujo o santo é São Francisco, foi criada em 1954.
O nome Novo Oriente surgiu do primeiro sacerdote da localidade, padre Afonso de Gouveia, vigário de Independência, que veio celebrar a primeira missa. Na ocasião, o mesmo, achando a situação geográfica com muitos montes, lembrou-se do Oriente e teve a ideia de atribuir a esta região, o poético nome de Novo Oriente.
Novo Oriente foi parte do território piauiense, como Crateús e Independência. No século XIX, passou a pertencer ao Ceará, com a troca do Vale do Rio Poty que era Piauí, com o Porto de Amarração, litoral do Ceará, hoje denominado Luis Correia. A lei geral 3.012 de 22 de outubro de 1880 regulamentou a permuta.
No século XVIII quando Príncipe Imperial, hoje Crateús e Pelo Sinal, hoje Independência, eram apenas grandes fazendas de criar gado, os vaqueiros eram poucos e percebiam o desaparecimento de animais no fim do inverno, quando decidiam se aventurar mata adentro, seguindo o curso do rio Poty, em busca do gado que sumia. A observação cuidadosa dos vaqueiros os fez encontrar rastros de gado. Foram rastreando as marcas deixadas pelos animais e abrindo veredas na mata fechada que chegaram a uma bela paisagem, onde havia uma grande lagoa, cercada de mato. Foi desvendado o caminho do veraneio do gado. (Livro - Novo Oriente: Uma Construção Histórica)

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Um pouco de Novo Oriente...

Novo Oriente é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 era de 27.453 habitantes.
Em suas origens, Novo Oriente tinha o nome de Lagoa do Tigre, pelo fato de haver uma lagoa, onde pastava o gado e ali apareciam onças que o devorava. O nome Novo Oriente surgiu do primeiro sacerdote da localidade, padre Afonso de Gouveia, vigário de Independência, que veio celebrar a primeira missa. Na ocasião, o mesmo, achando a situação geográfica com muitos montes, lembrou-se do Oriente e teve a idéia de atribuir a esta região, o poético nome de Novo Oriente. Por ter um dos principais comércios da região, principalmente de produtos agrícolas e pecuários, Novo Oriente é conhecido por "Terra do milho e do feijão".
(Fonte: 
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Novo_Oriente )

Início de Novo Oriente...

CE 187

domingo, 20 de julho de 2014

Brasão de Novo Oriente...

(Foto: Governo Municipal de Novo Oriente)

Popular feira de Novo Oriente...

Em Novo Oriente, a feira aos domingos junta pessoas de toda região e até outros lugares. Uma feira rica em produtos e o que não poderia faltar: animação. Visite ela ! Venha um domingo e se divirta !!

(Foto: José Ardonio)

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Raízes Indígenas

Escola Indígena na Localidade de Potyguaras em Novo Oriente - Ceará

(Foto: José Ardonio)

Busto de Sgt. Hermínio

Atual Busto de Sargento Hermínio na Praça da Igreja Matriz nomeada no nome do mesmo, em Novo Oriente - Ceará.

(Foto: Jaime Alexandre)

Busto de Sargento Hermínio

Busto de Sargento Hermínio. Construído pelo Governador do Estado do Ceará, Plácido Aderaldo Castelo, no ano de 1968, na administração do prefeito da época, Francisco Rufino Vieira. A construção dos dois monumentos, a praça e a estátua, foi uma forma de o Governo homenagear o combatente filho de Novo Oriente, que morreu na batalha de Castela, na Itália, no ano de 1942. Outra estátua de Sgt. Hermínio foi produzida, para ser afixada no lugar da antiga durante a reforma da Praça em 2007, na administração do então prefeito Valdecy Coelho.

(Foto: Jaime Alexandre)

Sargento Hermínio

Sargento Hermínio, um grande combatente novorientense na Batalha de Castela, na Itália.

(Foto: Jaime Alexandre)